Tem de Ter – as listas Must Have infernais

 

      Em todas as revistas e sites de moda encontramos, pelo menos 4 vezes por ano, as famosas listas de: Must Have! Tem de Ter no seu armário!

      A primeira coisa que quero que retenha acerca deste assunto é que o que tem efectivamente de ter é saúde, alegria e vontade de fazer coisas. As peças de roupa que o vão acompanhar nesses dias são acessórios e, como tal, não Tem de Ter nada em específico que as revistas recomendam. O tom de urgência, de falha se não tiver algum dos itens é algo fabricado.

     Em conjunto com as listas de “Tem de Ter” das novas tendências, também incluo como “infernal” as listas de: “Básicos que tem de ter no armário!”.  A meu ver estas últimas são um pouco mais úteis ao dia-a-dia mas a menos que a sua lista de básicos tenha sido escrita por si ou por mim, a sua consultora de imagem, não precisa de lhes prestar muita atenção.

      Uma cliente minha deu-me o perfeito exemplo do quão confusas estas listas podem ser e da frustração que elas podem criar. Esta minha cliente disse-me que tinha comprado umas calças pretas clássicas pois tinha lido que todas as mulheres precisavam de ter um par. A minha resposta foi e continua a ser: o que é que a revista sabia sobre a sua vida, sobre os seus gostos, estilo de vida, quotidiano e ambições? O que é que a revista sabia sobre si para lhe dizer que a sua vida estava incompleta sem um par de calças clássicas?… E quantas vezes as usou?

…Nunca, é natural. 🙂

 *

      Não digo que não sejam inúteis, pois também não é verdade. Há informação bastante útil nas listas de Must Have pois são normalmente uma aposta do que se vai ver mais nas lojas, que estilos vai ver na rua dali a uns tempos e, sobretudo, moda é cultura. É um reflexo muito importante do mundo e capaz de começar revoluções.

      Servem também de inspiração (e não como lista de compras!), pois se gostar de algum estilo em especial, tem tempo de procurar nas roupas que já possui peças que se assemelhem.

     Por outro lado, as listas de itens básicos a ter no armário foram criadas a partir da excelente ideia de que com poucas peças (e de qualidade) conseguimos criar vários conjuntos para diferentes situações. É exactamente segundo essa base que crio essas listas para as minhas clientes mas incluo e tenho em conta o que a minha cliente especificamente usa e precisa. Evito que gaste dinheiro em peças que apenas a vão frustrar por não as estar a usar sempre que abrir o armário.

     Por exemplo, para uma educadora de infância, uma blusa branca de botões não será uma peça básica que tenha de ter no armário. Já uma que tenha uma mistura de sedas e algodão será certamente mais confortável deixando-a movimentar-se com facilidade e terá certamente muito mais uso.

 *

      Um desafio constante é o de perceber se, no nosso dia-a-dia, com a nossa vida actual (e não aquela que teremos depois de entrarmos no ginásio e começarmos a sair mais à noite com as amigas), sabermos se uma peça é efectivamente uma que devemos ter (e se calhar investir) ou se é apenas o “calor da novidade” e por ser bonita.

      Sempre que estiver nesta situação coloque as seguintes perguntas:

1. Serve, agora? (Não aperta em lado nenhum, nem está largo, com o fecho torto…)

2. Gosto de me ver com a peça vestida?

3. Posso pagá-la sem pôr em risco as minhas prioridades?

4. Com que sapatos, camisola ou saia/calças que já possuo a posso usar?

5. Consigo criar mais de 3 conjuntos com esta peça?

6. Como é que ela me faz sentir?… (de novo, porque vá-se lá perceber as mulheres decidem pelo sentimento. Por isso é bom que adore a peça!:) )

     Se ainda assim tiver dúvidas, pode sempre ir comigo, a sua consultora de imagem para a autoestima. Envie-me um email ou deixe um comentário com a sua opinião.

2 pensamentos sobre “Tem de Ter – as listas Must Have infernais

  1. Olá Sara,

    Gostei muito de ler o e-book, o que desde já lhe agradeço muito.

    As listas dos básicos, durante muito tempo não funcionou comigo. por não ter tempo para mim,
    Hoje é diferente, porque tenho tempo, posso fazer as coisas que gosto, também comecei a comprar lingerie do Bra & Companhia, porque acho que mereço. A minha auto-estima subiu.

    Também não uso as peças que as revistas aconselham, mas o que penso que é melhor para a minha imagem. Comecei a comprar calças na Salsa, do modelo Secret In, e a minha imagem mudou para melhor.

    Vou procurá-la no Face,
    Até à próxima,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s